EFOtv (HD) | AULA 2 | CURSO GRATUITO DE FOTOMETRIA PRÁTICA | MATRICIAL + PONTUAL + MANUAL

Olá Amigas e Amigos da EFOtv_dicas_de_fotografia!!! 🙂

Txarammmm!!! 🙂

Preparei para Vocês esta super video-aula com muito cuidado e atenção aos detalhes que julgo serem os mais importantes aprendidos nesses 35 anos de estrada profissional fazendo aquilo que amo fazer desde o tempo em que o pixel nem tinha nascido. Mas também amo o pixel porque trouxe muitas vantagens e pouquíssimas desvantagens ao assumir o trono que era do grão de prata pura sensível.E conforme o prometido, aqui vai mais uma Video-Aula semanal do Curso Gratuito de Fotometria Prática onde ensino como fazer Medições Compostas: Matrix e Pontual (com a camera) e Fill Flash (com o fotometro em modo flash).

1) Técnicas de Fotometria e Modos de Medição.
2) Construção da Iluminação Combinada (ambiente + speedlight)
3) Pós-Produção no Camera Raw (com as mesmas ferramentas disponíveis no Lightroom).
4) Video do making of da sessão fotográfica.

Chega de falar … espero que gostem e agradeço que partilhem com os seus Amigos que queiram aprender a usar (também) o fotometro manual associado de forma simples à fotometria feita com a camera. Se gostar, pode deixar o seu LIKE e subscreva o canal também!!

Abreijos!!! É NÓIS!!!! #tamujunto

Fernando Bagnola

Fernando Bagnola, nascido em São Paulo, fotógrafo profissional desde 1984 atua nas áreas de Moda e Publicidade, vive em Portugal há 10 anos e desenvolve formações de Técnica Fotográfica e Edição no Photoshop através de workshops e cursos ao vivo por vídeo-conferência tendo alunos formados no Japão, Inglaterra, Brasil, África e Portugal.

Embaixador da marca de equipamentos de iluminação Cactus:
http://www.cactus-image.com/ambassador-Fernando-Bagnola.html 
Portfolio: www.fernandobagnola.com               Workshops:
http://workshop.fernandobagnola.com

4 comentários a “EFOtv (HD) | AULA 2 | CURSO GRATUITO DE FOTOMETRIA PRÁTICA | MATRICIAL + PONTUAL + MANUAL

  1. Meu amigo Fernando, desde o primeiro vídeo da série eu chequei todos os dias, aqui e no site da EFO, ansioso pela segunda parte, e vou te contar, você arrebenta, camarada! Parabéns pelo lindo trabalho e pela forma didática com que você o transmite. Como fiz no primeiro vídeo, vou divulgar este agora, no meu Facebook e nos grupos de fotografia do Whatsapp dos quais participo. Pode ter certeza que tem um monte de capixaba agora falando: “O Fernando “pocou” a boca do balão” (capixaba não fala que algo arrebenta; as coisas, por aqui, “pocam”, kkkkkkkk. Grande abraço! #tamujunto

  2. Obrigado Fernando Bagnola, apesar de cansado estive a ouvir a sua explicação com a m’acima atenção e acho que terminou muito rápido! Isto para mostrar que a aula consegue prender a nossa atenção.
    Contudo surgiu uma dúvida!
    não tendo fotómetro como consigo medir a luz na zona mais escura?
    Faço a medição pontual no meio tom, e depois a sugestão será na sombra menos um fstop. como consigo acertar o flash para que dê este valor?

    Obrigado! Gosto muito das aulas, tutoriais, explicações etc. Obrigado o pouco que sei devo-o a si! aquele abraço.
    Jcolaço

    • Ola João … fico contente em “ouvir” isso pq estou, de alguma forma, contra a maré já que normalmente os videos são mais curtos … sobre a sua questão, está ai a enorme vantagem de ter um fotometro para poder configurar o ratio entre os meios tons e o flash frontal. Do contrário, não há como saber e vai no “chutômetro” até “achar” que aquilo tem -1EV … é como ir ao talho (açougue em pt-br) sem balança, pedir 1 kg de carne e contar com a experiência do talhante. 🙂
      Grande abraço, meu amigo!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *