FOTOGRAFIA DE MODA | “A LUZ FEMININA”

Olá, Amigos da EFO!!

Primeiramente, quero agradecer pelo grande apoio que tenho recebido de vocês a este meu projeto que estava guardado no meu coração há vários anos!!! 🙂

Aqui estou mais uma vez para contar alguns dos meus truques profissionais para que Você possa aplicar essas técnicas nas suas fotos seguindo a receita com atenção … não falha, eu garanto!!! E outra coisa muito importante … todas as fotos digitais deste tutorial foram feitas com uma camera 20D de 8,2 megapixels, supostamente obsoleta, e quero com isso mostrar e provar aos meus amigos que não tem aquelas supercameras que o que vale mesmo é a lente (algumas foram feitas em filme (fotografia analógica) com uma NIKON F5). A grande diferença das cameras atuais está na capacidade de trabalhar bem com ISO elevado, mas em situações sob controle em estúdio ou onde a luz é suficiente, não há qualquer problema!!!!

Neste tutorial resolvi abordar um assunto que desperta muito interesse daqueles que me seguem que é “TÉCNICA DE ILUMINAÇÃO” … mas, atenção … que pode também ser feita com flashes portáteis atendendo aos que não possuem cabeças de estúdio profissionais. Na verdade,  o que mais importa é A LUZ e não a iluminação e durante toda a minha carreira tento criar soluções caseiras eficientes muito mais baratas que melhoram a rentabilidade ($$$$!!!) e, principalmente, conduzem os meus orçamentos a níveis mais agradáveis para o meu Cliente. Vou dividir as coisas em duas etapas para que Você possa entender e praticar até dominar o raciocínio técnico:

1) Iluminação FEMININA

2) Iluminação MASCULINA

Há muitas diferenças entre as duas formas e não vejo muita gente ensinando algo tão importante para aqueles que gostam de fotografar Moda, Books, Beauty e Retratos (femininos).

Aqui vamos nós!!!!

CONFIGURAÇÃO TÉCNICA DA ILUMINAÇÃO FEMININA:

A Luz Feminina tem como característica principal a iluminação dos dois lados do rosto com diferenças pequenas nos valores de exposição (EV-0,6 no máximo entre luz principal e preenchimento), ou seja, devemos sempre trabalhar com as fontes percorrendo o arco dentro da área branca de 90º a partir da modelo conforme a ilustração abaixo:

luz feminina

Exemplos:

montagem luz feminina (Fotos: Fernando Bagnola)

Fiz questão de escolher algumas imagens de Retrato e outras com planos mais abertos (plano americano e corpo inteiro) pois assim você consegue perceber que essa técnica se aplica a todos os enquadramentos facilitando muito o trabalho durante uma sessão fotográfica.

ATENÇÃO: Opte pelas distâncias focais mais altas ao invés de usar Zoom In/Zoom Out para evitar distorções trazidas pelas lentes angulares abaixo dos 50mm.

Exemplos: Se tiver uma lente 18-55, vá para 55 e dê passos para trás ou para a frente até chegar no recorte visual que pretender. Se a sua lente for 70-200 já estará mais confortável para usar o Zoom In/Out porque tem um conjunto de distância focais mais adequadas e afastadas do “perigo” das distorções normais no primeiro plano causadas pelas lentes mais angulares. Ou seja, sempre use a distância focal a partir de 50mm.

É muito importante, também, não pensar que somente a iluminação completamente frontal é que garante bons resultados e que percorrer o arco dos ângulos (ilustração) pode ser muito interessante e criativo para manter a boa textura da pele ao mesmo tempo que produz sombras que devem ser suavizadas com refletores brancos (nunca uso o prateado por ser duro e “brigar” com a luz principal.

Vale lembrar aos que não possuem equipamentos de estúdio e acessórios de iluminação, eu SEMPRE vou dar opções tipo “faça você mesmo” … por isso, não desanime antes de ler tudo, ok?!

Até aqui tudo bem???!!! Ótimo!!! 

Então, vamos avançar!!!

Como escrevi logo no começo deste tutorial, não importa qual o equipamento de iluminação que tiver e, muito mais do que isso, é saber como adequar ao que quer obter em termos de LUZ. Muitas vezes, misturo as coisas e utilizo flashes portáteis  “em conversa” com as cabeças de estúdio para aproveitar o controle preciso que “os pequeninos” têm na configuração das potências de 1/1 a 1/128 … que “os grandões” não conseguem sozinhos!

Preparei um esquema de iluminação que usei recentemente com uma modelo e bailarina portuguesa, Joana Colaço, que foi construído exatamente desta maneira, como segue:

IMG_0316(modelo: Joana Colaço/makeup & hair: Diana Pereira)

Reparem como o resultado já sai da camera muito suave e que a textura da pele não se perde. Uma das dicas, quase um segredo mesmo, é conseguir que as sombras sejam sempre “abertas” com baixo contraste em relação às zonas de altas luzes … e o segredo é manter as luzes muito próximas da modelo (1 no esquema abaixo)  pois quanto mais perto elas estiverem mais suave será a iluminação. Sei que muita gente faz aquela cara de ponto de interrogação quando eu afirmo isso mas, por incrível que possa parecer, é isso mesmo que acontece. Ou seja, se quiser contraste mais “duro” afaste a iluminação!!!!! (em breve faço um tutorial sobre isso para vocês).

Aqui vai o esquema que é dividido em duas cores para facilitar a compreensão do meu raciocínio técnico, onde:

LightingSetup

EM AZUL: O TIPO DE ACESSÓRIO QUE ESTÁ A FRENTE DA FONTE DE LUZ. VERMELHO: O TIPO DE EQUIPAMENTO UTILIZADO.

EQUIPAMENTO DE ILUMINAÇÃO:

1/3/4: CABEÇAS DE FLASH (TODOS IGUAIS COM ½ POTÊNCIA)

OBS: (PODEM SER TODOS FLASHES PORTÁTEIS COM TRIGGERS)

1) LUZ PRINCIPAL COM CABEÇA DE FLASH (KEY LIGHT).

3) LUZ DE RECORTE PARA CABELOS E OMBROS (HAIR LIGHT).

4) LUZES DE RECORTE PARA AS LATERAIS DO CORPO.

2: FLASH PORTÁTIL COM 1/16 POTÊNCIA (LUZ DE PREENCHIMENTO DAS SOMBRAS NO PESCOÇO E NARIZ)

ACESSÓRIOS DE ILUMINAÇÃO (MODIFIERS):

A: BEAUTY DISH 70 CM COM DIFUSOR FRONTAL (SOFT LIGHT)

B: BEAUTY DISH 50 CM COM DIFUSOR FRONTAL (SOFT LIGHT)

C: SOFTBOX 40X40 CM COM DIFUSOR DUPLO (CENTRAL E EXTERIOR)

D: PAINÉS DIFUSORES 2X1,5 M (ou cortinas brancas de chuveiro)

Uma dica que pode ser fundamental para que Você decifre outros esquemas de iluminação é observar com atenção os brilhos do olho numa fotografia (catch light) pois tudo fica ali guardado para quem quiser saber como o fotógrafo pensou.

A partir de agora, sempre que for fotografar uma mulher, pense em tudo o que aprendeu aqui, principalmente, no ângulo que não ultrapasse 45 graus para a direita/esquerda para poder iluminar os dois lados do rosto (conforme gráfico na página1).

No próximo tutorial vou ensinar como é a LUZ MASCULINA que é completamente diferente em todos os sentidos e que acabará por completar aquilo que vai ajudar Você a melhorar substancialmente a técnica de iluminar.

Se você gostou deste tutorial, subscreva a nossa newsletter e ajude a EFO com o seu valioso icone-curtir-facebook-contato (no final deste artigo).
Obrigado e até a próxima!!! É NÓIS!!! 🙂

1546066_429063800556862_1901693311_nFernando Bagnola, nascido em São Paulo, fotógrafo profissional desde 1984 atua nas áreas de moda e publicidade, vive em Portugal há 7 anos e desenvolve formações de Técnica Fotográfica e Edição no Photoshop através de workshops e cursos ao vivo por vídeo-conferência tendo alunos formados no Japão, Inglaterra, Brasil e Portugal.
portfolio: www.fernandobagnola.com                         workshops: http://workshop.fernandobagnola.com 

13 comentários a “FOTOGRAFIA DE MODA | “A LUZ FEMININA”

  1. Fernando Bagnola, Sues tutoriais tem ajudado bastante, não quis dizer exclusivamente a mim porque sei que igual a mim, muitos dos seus seguidores tem aprendido muito com você.
    Parabéns por pela atitude de deixar transparente seu conhecimento.
    Que Deus ilumine sempre.

  2. Tudo bem Fê?

    Nunca vou me cansar em dizer da minha gratidão e pelo privilégio de poucos de ter trabalhado com vc aqui no Brasil, pra mim é motivo de muuuuuito orgulho dizer isso. Parabéns pela iniciativa e vou aproveitar pra continuar aprender mais com vc, um grande mestre. Saudades meu brother.

  3. Pingback: APRENDA A USAR O FLASH PORTÁTIL EM MODA | EFO | Escola de Fotografia Online Fernando BagnolaEFO | Escola de Fotografia Online Fernando Bagnola

  4. Pingback: Fotografia de Moda | Luz Combinada: Flash Portátil + Fill Light Natural + CTO 1/2EFO | Escola de Fotografia Online Fernando Bagnola

Responder a Alexandre Placido Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *