FOTOGRAFIA DE MODA | ILUMINAÇÃO TRIANGULAR COMBINADA EM EXTERIOR

APRENDA A USAR O FLASH PORTÁTIL”
“ILUMINAÇÃO TRIANGULAR COMBINADA: LUZ NATURAL + FILL FLASH COM SPEEDLITE NA CAMERA + PHOTOGEL CTO 1/4 + FILL LIGHT NATURAL”

IMG_7170-3

Olá, Amigos da EFO!!!! (Y)

Quantas vezes eu ouço dos meus Alunos Individuais ou nos Workshops, esta frase: “-Eu preciso melhorar o meu equipamento!”

Quando eu pergunto qual equipamento esta pessoa tem, normalmente, a resposta é:

“-Você já tem tudo o que precisa para começar a ganhar dinheiro e não precisa gastar nada!!!”

Basta escolher um nicho de mercado que esteja adaptado ao equipamento e ir capitalizando até poder fazer um upgrade no equipamento e avançar para novas áreas da fotografia profissional.

Exemplo: Se você gosta de Fotografia de Moda, pode perfeitamente atender as Agências de Modelos, Bloggers de Moda, Books, … e não precisa de uma full frame já que as cameras atuais com sensor APS-C são muito mais baratas e o mais inteligente é investir em boas lentes que no futuro sejam compatíveis com uma full frame. O que vejo na maioria das vezes, é gente que tem uma camera caríssima e fica sem dinheiro para comprar uma boa lente optando por marcas alternativas por serem mais baratas … ERRADO!!!! (o mais inteligente é fazer o contrário pq a lente faz toda a diferença!!!)

Foi por isso que resolvi criar uma série de sessões onde uso uma camera EOS 20D com “só” 8,2 megapixels e desta forma provo que minha teoria funciona!!! Escolhi a objetiva 50 mm/2.5/ Compact Macro/ 1:1 (1/3 de fstop mais luminosa do que as 2.8 e me dá 1 fstop 32 em relação as que param no 22) que tem muita qualidade normalmente usada para os meus trabalhos de jóias em estúdio e um flash portátil 580 EX (anterior ao EX II) com o Photogel CTO 1/4 para utilizar em “modo” corretivo para reequilibrar o White Balance das zonas de sombra que tendem para Cyan (na faixa 6.500 a 7.000 Kelvin) … e pronto!!!

PHOTOGELS FILTERS 2

canon-eos-20d

ExpoImaging-Rogue-Flash-Gels

Canon-EF-50mm-f-2.5-Compact-Macro-Lens

Para tornar tudo muito mais adrenalizante, o autofoco dessa objetiva não é “Ultrasonic”(mais adequada para produtos) e, portanto, é muito lento para Moda, e isso me obrigou a usar o foco manual que é algo que já fazia no tempo da fotografia analógica.

O grande segredo do sucesso nunca está no equipamento e sim no cérebro de quem fotografa porque aqui há uma construção triangular associada à Lógica que a Fotografia contém e que poucos imaginam, infelizmente!

Usei aqui a fotometria manual com o meu inseparável fotômetro/flashmeter Minolta VF e comecei a fazer toda a fotometria a partir do fundo usando o Sistema de Zonas passando da Zona 5 para a Zona 8 como se estivesse expondo para as sombras para criar uma moldura mais clara para o corpo que estaria em contraluz.

Usei o cálculo do Numero Guia* deste flash (sempre em Manual) que é 58 para calcular a potência ideal dentro da Faixa Ótima* dos f/stops dessa lente que é de 7.1 a 18 (o Ponto Ótimo* é o fstop 11).

Resumindo a triangulação X, X/2 e X/4 (sempre com a precisão do fotometro/flashmeter para poder manter detalhes nos brancos que é fundamental na Fotografia de Moda):

X = Fundo
X/2 = Flash com metade da leitura fotométrica
X/4 = Fill light lateral da areia e paredão de pedra do lado direito.

Tenho absoluta certeza que todos os meus Alunos presenciais ou por SKYPE entenderam completamente tudo o que eu expliquei aqui e isso mostra, mais uma vez, que “O Cérebro é que tem de ser Full Frame e não a Camera!”.

Se você gostou desse tutorial, apoie este meu projeto de ensino gratuito deixando o seu valioso “Like” no rodapé desta página e também na página da EFO no facebook www.facebook.com/escoladefotografiaonline

Muito obrigado!!!

Abreijos … É NÓIS!!!! TAMUJUNTO!!! 🙂

Modelo: Mariana Alessandra
Make up/Hair: Mariana Alessandra
Styling: US
Making of (video em breve): Pedro Alexandre
Fotografia/Direção: Fernando Bagnola

Fernando Bagnola (by Max Moor)Fernando Bagnola, nascido em São Paulo, fotógrafo profissional desde 1984, atua nas áreas de moda e publicidade, vive em Portugal há 8 anos e desenvolve formações de Técnica Fotográfica e Edição no Photoshop através de Workshops de Iluminação e Cursos à distância (Skype) por vídeo-conferência com alunos formados no Japão, Inglaterra, Brasil e Portugal.


portfolio: www.fernandobagnola.com               workshops: http://workshop.fernandobagnola.com

1 comentário a “FOTOGRAFIA DE MODA | ILUMINAÇÃO TRIANGULAR COMBINADA EM EXTERIOR

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *