FOTOGRAFIA COM FLASH PORTÁTIL (STROBIST) BOUDOIR & LINGERIE

OLÁ, AMIGOS DA EFO!!!

ESTA FOI UMA SESSÃO FOTOGRÁFICA EM EXTERIOR COM MUITA ADRENALINA ONDE APLIQUEI DUAS TÉCNICAS DISTINTAS DE ILUMINAÇÃO COMBINADA TENDO SEMPRE EM MENTE O NUMERO GUIA E A LEI DO INVERSO DO QUADRADO DA DISTÂNCIA, APROVEITANDO A AÇÃO QUE DECORRE NO FUNDO E MOVIMENTO MAIS LIVRE PARA A MODELO NO PRIMEIRO PLANO.

NESTE VIDEO-TUTORIAL EU ENSINO UMA TÉCNICA STROBIST COM UM FLASH PORTÁTIL COMBINADO EM CONTRALUZ (FORTÍSSIMO) FAZENDO A FUNÇÃO DE PREENCHIMENTO DAS SOMBRAS DO PRIMEIRO PLANO (FILL FLASH NA MODELO) CRIANDO UM FUNDO MAIS BRILHANTE QUE AUMENTA A SENSAÇÃO DE PROFUNDIDADE.

O MEU ASSISTENTE NESTE TRABALHO, JOSÉ SILVA, FEZ UMAS FOTOS DE MAKING OF COM O SET UP DA ILUMINAÇÃO E EU VOU INCLUIR AQUI PARA QUE VOCÊS POSSAM “SENTIR” A LUZ E A ADRENALINA DE ESTAR NO LIMITE QUE É COMO EU GOSTO DE TRABALHAR PORQUE ASSIM SAIO DA ZONA DE CONFORTO E SEMPRE APRENDO MAIS UM POUCO PORQUE CONSIGO FAZER AQUILO QUE OS CONCORRENTES NÃO TEM CORAGEM DE FAZER. 😉

FOTO 1:
AQUI FOI O COMEÇO DE TUDO ONDE EU COMECEI A CONFIGURAR A LUZ DE RECORTE À VOLTA DA MODELO E AJUSTEI A FOTOMETRIA PARA QUE O FUNDO FICASSE EXPOSTO CONFORME O QUE EU PRETENDIA PARA NÃO TER QUE USAR DOIS FLASHES PORTÁTEIS LATERAIS E FAZER COM QUE A MARIANA FOSSE OBRIGADA A FICAR COMO UMA ESTÁTUA EM FUNÇÃO DA ILUMINAÇÃO … GOSTO DE FAZER SEMPRE O CONTRÁRIO, OU SEJA, CRIAR UMA ILUMINAÇÃO QUE ACOMPANHE A MOVIMENTAÇÃO DA MODELO E ISSO É FUNDAMENTAL PARA QUE O RESULTADO SEJA NATURAL, INESPERADO E ESPONTÂNEO QUE É O MEU ESTILO.

CONFIGURAÇÃO DO CONTRALUZCOMO O CONTRALUZ ESTAVA MUITO ALTO AINDA E DENTRO DO ENQUADRAMENTO, FUI UM POUCO MAIS PARA A DIREITA E ESPEREI ALGUNS MINUTOS E ASSIM CONSEGUI COLOCAR O SOL MAIS PERTO DOS PRÉDIOS QUE FUNCIONARAM COMO “BANDEIRA” CONTRA A INVASÃO DE LUZ NA LENTE ( E CONTROLE DO FLARE).

FOTO 2:
CONFIGURAÇÃO DO FILL FLASH
AQUI EU COLOQUEI O FLASH COM O TRIGGER (DISPARADOR WIRELESS) USANDO A TÉCNICA STROBIST (FLASH OFF CAMERA) E COMO JÁ SEI QUE O NUMERO GUIA É 58, AJUSTEI A POTÊNCIA DE FORMA QUE A ILUMINAÇÃO CHEGASSE AO RESULTADO MAIS PARA O “LOW KEY”.

DICA: UMA TÉCNICA QUE INVENTEI É LIGAR E DESLIGAR O FLASH ATRAVÉS DO TRANSMISSOR QUE FICA NA CAMERA COMO VÃO REPARAR NO VIDEO … E ISSO PORQUE ASSIM CONSIGO OBTER RESULTADOS DIFERENTES, TIPO, COM FLASH DE ENCHIMENTO OU SÓ COM A LUZ AMBIENTE QUE TRAZ UM TOM MAIS BAIXO NA ESCALA DO SISTEMA DE ZONAS.

PARA QUEM QUER DOMINAR ESSE ASSUNTO QUE É FUNDAMENTAL PARA QUALQUER FOTÓGRAFO QUE QUEIRA EVOLUIR TECNICAMENTE, AQUI VAI O LINK DO MEU E-BOOK LOW COST “O SISTEMA DE ZONAS SEM MITOS” QUE CUSTA O MESMO QUE UM CAPUCCINO E UM CROISSANT … 🙂

http://www.escoladefotografiaonline.com/o-sistema-de-zonas-sem-mitos/

TIREI O TRIPÉ DE LÁ E PEDI PARA A NOSSA MAQUIADORA FAZER A FUNÇÃO DE TRIPÉ HUMANO MANTENDO SEMPRE A MESMA DISTÂNCIA DA MODELO COMO VOCÊS CONSEGUIRÃO ACOMPANHAR NO VIDEO QUE ESTÁ NO FINAL DESTA EXPLICAÇÃO ESCRITA.

EU GOSTO DE “ESPREMER” AO MÁXIMO A CAMERA E TIRAR DELA TUDO O QUE FOR POSSÍVEL POR DUAS RAZÕES:

1) NÃO GASTAR DINHEIRO SEM NECESSIDADE!!! (SE FOR PRECISO E O TRABALHO PEDIR, CLARO QUE SIM!!!)

2) MOSTRAR QUE ESSA CONVERSINHA DE QUE A CAMERA É QUEM MANDA É PAPO DE QUEM NÃO CONHECE A FUNDO O PRÓPRIO EQUIPAMENTO.

POR ISSO, VOU COLOCAR AQUI MAIS DUAS FOTOS FEITAS EM CONDIÇÕES QUE FARIAM TREMER ESSES “FALADORES” … 🙂

FOTO 3:
O SOL FOI BAIXANDO E FICANDO MAIS PARA A ESQUERDA E LÁ FOMOS NÓS ATRÁS DELE PASSANDO PARA A CALÇADA MANTENDO A MESMA DISTÂNCIA DO FLASH PARA A MODELO COMO ANTES EM FUNÇÃO DO NÚMERO GUIA QUE NÃO SE ALTERA COM A MUDANÇA DA LUZ AMBIENTE E APROVEITO, SEMPRE, AS LUZES ESPECULARES (REFLEXOS NOS VIDROS, PAREDES, CHÃO) PARA CRIAR ALTAS LUZES DE RECORTE (AS FOTOS ESTÃO NO FINAL DO VIDEO EM SLIDESHOW).

SET UP CONTINUAÇÃO

UMA TÉCNICA BASTANTE SIMPLES QUE PERMITE QUE A MODELO ESTEJA LIVRE PARA QUE O TRABALHO TENHA RESULTADOS MAIS VARIADOS E ESPONTÂNEOS E INDICADA PARA BOOKS DE MODELOS, REVISTAS, COMPOSITES E INDÚSTRIA DE LINGERIE.

FIZ QUESTÃO DE USAR NESTA SESSÃO UMA CAMERA EOS20D COM 8,2 MPX (BEM VELHINHA) COM UM FLASH 580EX (BEM VELHINHO) E UMA OBJETIVA 100-300/3.5-5.6/MACRO/SEM ESTABILIZADOR (BEM VELHINHA) PARA PROVAR QUE É POSSÍVEL OBTER RESULTADOS PROFISSIONAIS DESDE QUE SE ENTENDA A PARTE TÉCNICA DE MEDIÇÃO DA LUZ E EDIÇÃO.

FOTO 4:
E, COMO AINDA NÃO ESTAVA SATISFEITO, FOI AQUI QUE RESOLVI SUBIR O ISO E IR MAIS FUNDO AINDA PARA TENTAR APROVEITAR O LINDO EFEITO “BOKEH” DAS LUZES COLORIDAS QUE FICARAM MAIS FORTES EM FUNÇÃO DA QUEDA TOTAL DA LUZ DO FUNDO (TEORICAMENTE, AS CAMERAS MAIS ANTIGAS SÃO HORRÍVEIS QUANDO PRECISAMOS DO ISO MAS, SINCERAMENTE, ACHO QUE HORRÍVEIS, NESSE CASO SÃO AS OPINIÕES DOS FALADORES QUE …)
(ACHO MELHOR EU FICAR QUIETO!) … 🙂

A FOTO MOSTRA, EXATAMENTE, A LUZ DISPONÍVEL E O RESULTADO COM A ENTRADA DO FLASH FAZENDO O PREENCHIMENTO DA MODELO TAMBÉM ESTÁ NO SLIDESHOW NO FINAL DO VIDEO:

SET UP BOKEH

AQUI VÃO DOIS EXEMPLOS:

Mariana Pereira

O SEU I LIKE É MUITO IMPORTANTE PARA A EFO PODER CRESCER!!!

UM GRANDE ABRAÇO A TODOS!!!

É NÓIS!!! TAMUJUNTO!!!

MODELO: MARIANA PEREIRA
MAKE UP/HAIR: CLÁUDIA DUQUE
STYLING: US
MAKING OF/ASSISTENTE: JOSÉ SILVA
FOTOGRAFIA/COORDENAÇÃO: FERNANDO BAGNOLA


 

Fernando Bagnola, nascido em São Paulo, fotógrafo profissional desde 1984 atua nas áreas de moda e publicidade, vive em Portugal há 7 anos e desenvolve formações de Técnica Fotográfica e Edição no Photoshop através de workshops e cursos ao vivo por vídeo-conferência tendo alunos formados no Japão, Inglaterra, Brasil e Portugal.

Fernando Bagnola (by Max Moor)

portfolio: www.fernandobagnola.com               workshops: http://workshop.fernandobagnola.com 

 

 

4 comentários a “FOTOGRAFIA COM FLASH PORTÁTIL (STROBIST) BOUDOIR & LINGERIE

  1. Caríssimo Fernando,

    Por muita técnica e bom equipamento que se tenha, há uma coisa a que eu chamo ” kit de unhas ” ou temos ou não, simples!
    E o meu amigo tem um e dos bons.

    Grande abraço

    Nuno Baptista

  2. Estou impressionado com sua simplicidade e com os resultados incríveis que vc obtém, provando o que todos deveriam saber, que o equipamento é só um detalhe. Estou iniciando na fotografia, apesar de já estar com 40 anos e com certeza esse site será meu favorito para aprender as melhores dicas. Obrigado por partilhar esse rico conhecimento. Parabéns.

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